Storytelling: a história em primeiro lugar.

Storytelling (story = história; telling = contar) é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas para transmitir uma mensagem ou ideia de forma inesquecível. As histórias são tão necessárias para o cérebro humano que não podemos nos imaginar sem elas.

O escritor Carmine Gallo, autor do livro “Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas de liderança”, diz que tudo o que nós somos são histórias e que, portanto, somos todos storytellers.

Se as pessoas se envolvem com histórias, você pode utilizar isso para se conectar com seu público. É importante ressaltar, entretanto, que as histórias precisam ser autênticas, emotivas e envolventes, uma vez que tudo se trata de relacionamento com pessoas.

Um relacionamento saudável é construído através da confiança e as histórias constroem confiança.

A mente humana é um veículo para contar histórias

As histórias não apenas garantem nossa sobrevivência como espécie, mas também nos ajudam a tirar algo de bom das ocorrências negativas que inevitavelmente viveremos. Storytellers nos dão esperança, e a esperança é um desejo universal.


Os Storytellers que nos inspiram geralmente são eles mesmos os inspirados, ou seja, têm muita clareza sobre suas motivações e compartillham entusiasticamente essa paixão com seu público.

Por isso, é certo dizer que storytelling não é supérfluo. Fatos e dados sem qualquer história não inspiram, é o coração de sua história que dá alma às histórias. Ou seja, apresentações cheias de dados não ganham corações e mentes. Histórias, sim.

Para atrair mais a atenção durante uma apresentação, por exemplo, você pode utilizar imagens (as vezes reais, as vezes ilustrativas) e assim criar um retrato de uma experiência ou um evento. Slides com design complementam a história, mas a história vem em primeiro lugar.

O storytelling não é supérfluo.

Robert Stone

Simplifique sua história

Separamos alguns passos que são usados em todas os processos de storytelling (jornalismo, roteiros, livros, apresentações e discursos):

  1. Era uma vez um… (Um protagonista / herói com um objetivo);
  2. Todo dia ele… (O mundo do herói deve estar em ordem logo no início);
  3. Até que um dia… (Uma história atraente apresenta um conflito. O objetivo do herói enfrenta um desafio);
  4. Por causa disso (Esse passo é crítico e fundamental para criar uma história impactante. Cada cena deve ter uma ligação que se liga a seguinte);
  5. Até que finalmente;
  6. Desde então… (Moral da história).

Use analogias e histórias pessoais

A analogia é uma excelente maneira de ensinar alguém sobre qualquer coisa com a qual ele não tenha uma experiência direta, ou seja, mostrar analogias simplifica assuntos complexos e nos apresentam à experiências novas e únicas que não poderiam ser compreendidas de outro modo.

Se as pessoas não se sentem entretidas ou não compreendem o conteúdo de sua apresentação, elas param de escutar.

O que quero dizer é que você pode ter o melhor produto do mundo, as melhores ideias, mas se as pessoas não conseguirem entender os problemas que você resolve, elas jamais o comprarão.

Então, na próxima vez em que você estiver tentando transformar algo complexo mais compreensível, não importa a área de atuação, use analogias e histórias pessoais que ajudem as pessoas a entenderem o conteúdo das quais sabem pouco.


Outra dica importante que os Storytellers utilizam para simplificar a história e atrair a atenção da plateia é construir a mensagem com palavras simples e curtas: trocar a palavra “liberdade” por “livre”, por exemplo, ajuda a reter ainda mais a atenção do seu público.


Por fim, veja alguns segredos para um bom storytelling:

  • Identifique o propósito de sua marca;
  • Sonhe grande;
  • Conte a história de sua vida;
  • Conte histórias de luta e lições aprendidas;
  • Apresente um herói (pessoa ou produto) que triunfa diante a adversidade;
  • Faça com que as histórias sejam pelo menos 65% de sua apresentação
  • Quebre expectativas;
  • Enriqueça a sua história com detalhes relevantes;
  • Fale sobre assuntos sérios com humor;
  • Conte histórias autênticas e pessoas sob medida para o seu público;
  • Embale dados em histórias para criar conexões.

Agora que você já sabe que pessoas se envolvem com histórias e aprendeu a criar histórias envolventes, que tal utilizar o storytelling para melhorar o engajamento com seu público?

Mãos a obra!


Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer Freelancer
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A fonte de pesquisa utilizada na criação deste texto foi o livro Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas de liderança, escrito por Carmine Gallo.