Você já pensou sobre o que faz você comprar um produto versus outro? Cor, Ilustração, forma, tipografia, ou até mesmo a posição do produto na gôndola, podem interferir na decisão de compra. Então, como destacar um produto nas prateleiras?
Ao projetar uma embalagem, o primeiro passo é aprender tudo o que você pode sobre o produto, saiba tudo sobre o mercado, o consumidor, os objetivos do cliente e as opções de embalagem mais viáveis para o produto.
Independentemente do produto, quase tudo precisa de algum tipo de embalagem e ela deve transmitir uma série de mensagens. Por isso, quanto melhor o design dessa embalagem, maior a probabilidade de um consumidor a comprar.
A seguir separei algumas das principais perguntas que eu utilizo no meu briefing de embalagem:
- É um produto novo no mercado?
- O produto poderá ter variações no futuro?
- É um redesign de embalagem?
- O que é único nesse produto?
- Qual o principal chamariz do produto?
- Quem são os concorrentes diretos e indiretos?
- Como será a distribuição? Como a embalagem será transportada?
- Precisa de instrução de uso?
- Qual a vida útil do produto? É perecível?
Outras perguntas também importantes:
- Qual a função que a embalagem deve cumprir?
- De qual material ele será feito?
- Em qual local será vendida?
- As pessoas terão a chance de ver e tocar o produto antes da compra?
Os projetos mais experientes tem o seguinte processo: pesquisa, trabalho conceitual, primeiro esboço, edições e rascunho final, com alguma variação ao longo do caminho. Outras dicas que podem ser importantes na hora da criação:
- Use padrões para se destacar na gôndola;
- Não tenha medo da simplicidade (às vezes, a simplicidade é fundamental);
- Pense na experiência do usuário (considere as ações de uma pessoa quando ela estiver interagindo com o seu produto);
- Faça diferente (se você tem um produto que muitas outras pessoas também produzem, tente mostrá-lo de maneira inovadora);
- Deixe o consumidor espiar (quando o assunto é produto alimentar, ver o que se está comprando é muito importante)
Pense na funcionalidade
Mais do que criar tendências, as embalagens precisam cumprir com as necessidades do seu público-alvo. Isso reflete nas estratégias de comunicação e terá maiores chances de ser bem-sucedido se houver um alinhamento das necessidades do consumidor.
Pense primeiro em resolver um problema e depois em deixar essa solução bonita e atraente.
PSNDesign
Compreender como está o mercado e a concorrência também é fundamental. Antes de qualquer criação é sempre importante conhecer os produtos do cliente e também da concorrência. Ir na gôndola e ver como todos esses produtos se comportam, que cores eles usam, materiais, formatos, tudo que seja relevante para descobrir o que funciona e o que não está dando certo.

Pense no transporte
Sabemos que a embalagem, antes mesmo de funcionar como uma ferramenta de comunicação é feita para proteger o produto e facilitar o seu transporte. Por isso, nada adianta ter uma embalagem atraente se não é prática ou que dificulta e atrasa o manuseio do consumidor.
Procure colocar em uma balança a criatividade com a funcionalidade. A embalagem pode ter um diferencial que agregue valor ao produto sem prejudicar o meio de comercializar ela.

Seja moderno
Designs modernos, elegantes e simples se destacam. Use linhas visíveis e cores simples para obter um visual moderno. Esta embalagens de sucos orgânicos que criei é neutra e clean e, por isso, atrai a atenção dos observadores instantaneamente.





Além de servir para proteger, conservar, transportar e informar, a embalagem assume um papel fundamental como agente de vendas e no fortalecimento do relacionamento do consumidor com a marca.
Após descobrir as infinitas possibilidades que existem para criar os rótulos das embalagens, não hesite em extrapolar os limites.
Uma coisa é certa: quanto mais criativa e inspiradora ela for, mais fácil será para vender seu produto. Um rótulo de embalagem bem resolvido tem o poder de atrair, seduzir, provocar desejos e despertar necessidades que talvez nem estivessem presente antes de ver o produto na gôndola.
Gostou desse conteúdo? Veja outros textos sobre embalagem aqui no blog.
Dicas de livros
- Inovação na Embalagem (Básico e Avançado) de Fabio Mestriner;
- Layout: o design na página impressa de Allen Hurlburt;
- The Package Design Book de Julius Wiedemann
Sites de Referências
- Instagram da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens @abreembalagembrasil
- Contas de outros designers de embalagens no instagram
- Blog de embalagem: www.dieline.com
Indicação de Curso Online:
- Gerardo Herrera – Packaging Design Project: Paperboard food Packaging
- Print Production da Claudia MaClue
- Curso Rotulando – Curso de Design 100% focado em Embalagens