A importância das redes sociais no posicionamento da sua marca

Quando você tem um perfil em uma rede social você mostra ao mundo quem você é e quem é sua marca ou empresa. Cada elemento deve apresentar seu melhor conteúdo e refletir a identidade de sua empresa com precisão, pois a primeira impressão é a que fica. Por isso, a grande sacada das redes sociais é conhecê-las e descobrir qual a melhor forma de trabalhar com elas para atingir os seus objetivos.

Sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Criar conteúdo para promover interação entre as pessoas e a sua marca é muito importante mas antes de optar pela criação de um novo canal é importante identificar seu público-alvo, entender onde ele está e de que forma você pode compartilhar conteúdo relevante com ele.

  1. Quem é o seu público? Quais as características do seu público nos ambientes digitais e tradicionais (comportamento, mídias tradicionais e digitais, influenciadores, entre outros);
  2. Quem é você? Pense no seu posicionamento, valores, diferenciais e ainda, qual será o seu objetivo nesses ambientes (vendas online, atrair para o PDV ou captação de leads);
  3. Quais recursos você tem disponível para investir na sua presença digital? (capital financeiro, profissionais capacitados, programadores, designers, agências, consultores, etc).

A visibilidade e a divulgação de conteúdo e outros materiais nas redes sociais são os principais motivos que levam as empresas a criar um perfil.

O fato de poder interagir com um grande público serve como motivação para elas, uma vez que as redes sociais têm funcionado como um espécie de microfone, permitindo falar com um número maior de pessoas ao mesmo tempo.

96,2% das empresas existentes estão nas redes sociais

Fonte: Rock Content / 2019

Um pouco sobre cada rede social

Dentre todas as redes existentes, as que mais impactam as pessoas hoje em dia são: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest.

Instagram

O Instagram é a 2ª rede social mais acessada e continua crescendo a cada dia (Fonte: Rock Content / 2019). Ela tem um apelo visual muito forte onde as pessoas gostam de compartilhar sua vida e momentos do dia-a-dia.

Mais de um bilhão de contas do Instagram em todo o mundo estão ativas todos os meses.

Fonte: Dados internos do Instagram – Junho / 2018.

Com foco em compartilhamento de imagens e vídeos, o Instagram tem como público principal pessoas entre 18 a 40 anos, sendo a rede que é melhor aproveitada por marcas com produtos e serviços de forte impacto visual. Além disso, tem a possibilidade de criação de campanhas com #hashtags interativas, elaborar sorteios e até mesmo concursos.

Dica: crie uma legenda envolvente e use hashtags exclusivas e relevantes para as marcas, mas sem abusar nas quantidades de hashtags.


Facebook

O Facebook, assim como o Instagram, também é muito visual. Postar imagens ou vídeos impactantes geram um grande alcance. Ela continua sendo a principal rede social até o momento e é utilizada por 97,5% das empresas (Fonte: Rock Content / 2019). Cerca de 2 bilhões de pessoas usam o Facebook mensalmente para entrar em contato com seus amigos e familiares.

Não se esqueça de publicar regularmente e ficar atento aos comentários e interações.

Estabeleça uma rotina de publicação para fidelizar o seu público e responda sempre que for solicitado.

Twitter

As pessoas acessam o Twitter para descobrir o que está acontecendo no mundo, para compartilhar informações e se conectar com pessoas e empresas do mundo todo.

Com centenas de milhões de usuários e mais de 500 milhões de Tweets por dias (Fonte: Twitter for Business / 2019), o Twitter oferece uma grande oportunidade para as empresas alcançarem um público global de clientes novos e já existentes; portanto, é um excelente canal de relacionamento.

É importante que seu conteúdo esteja sempre em dia e suas postagens sejam coerentes para que tenha um tráfego qualificado a fim de impactar potenciais clientes.

Uma das principais características do Twitter é ser um canal de conversa entre empresa e seguidores, portanto, não deixe de interagir eles. Se um usuário inicia um diálogo, ele espera uma resposta (e de preferência que seja rápida).

Não publique apenas conteúdo de venda, compartilhe conteúdo interessante e exclusivo, ou seja, algo que seja relevante para o seu público. Dessa forma, você aumenta a chance de receber retweets e ganhar novos seguidores.

Use perguntas, instigue a curiosidade do leitor e busque a empatia com o público.

Dica: não desperdice energia. Se o seu público não está no Twitter, procure concentrar esforços em outras redes sociais.

LinkedIn

Outra rede social disponível é o LinkedIn. Ele tem um foco mais voltado para conectar profissionais, desde aqueles que buscam um novo trabalho, como as próprias marcas que estão à procura de novos colaboradores.

Se você vai incluir o posicionamento da sua marca ou deseja fortalecer seu perfil profissional, o LinkedIn poderá ser uma boa escolha.

YouTube

Temos também o YouTube, uma rede muito interessante para mostrar tutoriais, explicar sobre um processo criativo ou compartilhar suas experiências.

Você pode gravar um vídeo com qualquer duração desde que faça o aproveitamento do tempo de forma coerente. Vídeos podem ser inspiradores, informativos ou engraçados, e todas essas características despertam a vontade de compartilhar.

Dica: Os vídeos com mais visualizações costumam ter menos que três minutos de duração.

Tenha os vídeos como parte de sua estratégia de marketing

Lembre-se: tão importante quanto a qualidade de conteúdo é a qualidade do áudio e imagem do seu vídeo. Para dar mais credibilidade e proporcionar uma boa experiência, crie vídeos com boa qualidade de imagem, iluminação e som.

Pinterest

Outra rede social que conhecemos é o Pinterest. No Pinterest encontramos várias imagens e informações. Basta pesquisar por qualquer termo no campo de busca e ele irá apresentar diversos resultados, sugerindo tudo o que estiver relacionado com o tema de sua pesquisa.

Diferente do Instagram, em que vemos publicações sobre o cotidiano, aqui encontramos conteúdo visual interessante como e-books e tutoriais.


Foco no planejamento

Ter estratégias bem definidas para as redes sociais pode potencializar o sucesso da sua empresa. Ou seja, as empresas que fazem divulgação nas redes sociais seguindo um calendário planejado alcançam uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não utilizam planejamento. (Fonte: Rock Content / 2019)

Por isso, na hora de preparar um conteúdo, é importante considerar alguns pontos que precisam ser desenvolvidos, dentre os principais estão a audiência e engajamento: a audiência refere-se ao número de pessoas que viram a publicação e engajamento relaciona-se às pessoas compartilhando, comentando e dando likes em sua publicação.

Dica: um conteúdo interessante ajuda a atrair novos seguidores e a mantê-los sempre engajados.

Depois de criar um canal, não o abandone.

Mantenha uma frequência mínima de publicação por semana, ou seja, no máximo 2 posts por dia e no mínimo 2 posts por semana.

Depois de fazer as suas publicações é importante que você faça o monitoramento das redes sociais. Com o monitoramento é possível entender o comportamento do seu público, que servirá de base para os seus planejamentos futuros.


Dicas finais

Por fim, separei quatro regras básicas para você ou sua empresa nas redes sociais:

  1. Ter uma redes social significa permitir conversações;
  2. Você não pode controlar seu público-alvo mas pode influenciá-lo;
  3. Construa relacionamentos, seja honesto e sincero, e lembre-se que as redes sociais são um diálogo, não um monólogo;
  4. Utilize a linguagem do seu público nas redes, desta forma você fica mais próximo dele e aumenta o seu engajamento.

Mãos a obra!


Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer Freelancer
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As fontes de pesquisa utilizadas na criação deste texto foram:
• Facebook e Instagram Business: facebook.com/business/marketing
• Social Media Trends 2019: materiais.rockcontent.com
• Além de sites como: tecmundo.com.br | thinkwithgoogle.com | RD resultadosdigitais.com.br