embalagem de papel

Embalagem de papel para produtos premium

Você já reparou que diversos produtos premiums são feitos com embalagens de papel?

Isso acontece porque ao trocar o plástico por papel, por exemplo, a marca consegue transmitir diversos conceitos positivos na embalagem, ganhando muitos pontos com o consumidor.

Os principais apelos de uma embalagem de papel são:

  1. Ecológico 
  2. Premium
  3. Artesanal 
  4. Visual
embalagem de papel
Imagem Behance

1. Apelo ecológico 

Cerca de 41% dos consumidores disseram que as embalagens mais relevantes são aquelas que são recicláveis e 39% preferem comprar embalagens cuja produção foi feita a partir de fontes renováveis, segundo a revista EmbalagemMarca de março/2021.

As embalagens de papel-cartão, papel e kraft são feitas de celulose, ou seja, são 100% feitos através de fontes renováveis. Podemos usar o papel para diversos tipos de embalagens: produtos alimentícios, cosméticos, farmacêuticos e não perecíveis em geral.

Existe uma grande variedade de tipos de papel que são indicados para a produção de embalagens, como é o caso do papel-cartão, embalagens cartonadas (papel-cartão com adição de alumínio), papelão ondulado e kraft, por exemplo.

Recentemente a Vigor¹ fez uma nova embalagem e utilizou o papel como protagonista.

Apesar de as embalagens de papel precisarem de uma fina camada de proteção plástica para serem autorizadas a uso comercial, as novas embalagens ainda assim são uma excelente alternativa ecológica, já que o copo de 130 gramas, tem 92% menos plástico do que em uma embalagem termoformada com o mesmo volume. Segundo a própria Vigor², essa iniciativa vai tirar de circulação 13 toneladas de plástico.

O apelo ecológico não foi o único argumento atingido por esse novo posicionamento, o apelo premium também ganhou destaque.

embalagem de papel
Imagem Vigor
embalagem de papel
Imagem EmbalagemMarca

2. Apelo premium

Produtos feitos com papel conseguem conversar diretamente com um público mais saudável, públicos que buscam por qualidade. Para criar as novas embalagens de iogurte da Vigor também foram levadas em conta que o produto seria uma reformulação com poucos ingredientes, todos naturais, sem conservantes ou adição de açúcares, corantes, etc.

Nesse caso, o papel do papel (Ba Dum Tss!) ajuda a reforçar que o produto é de qualidade, criado com cuidado para quem se preocupa com uma alimentação mais saudável, que estão atentos aos ingredientes que estão ingerindo. É um produto praticamente artesanal. E isso já nos leva ao item 3.

embalagem de papel
Imagem Packaging of the World
Imagem Behance

3. Apelo artesanal

Esse talvez seja o principal motivo pelo qual os clientes e designers pensam em utilizar papel nas embalagens. Quando a gente utiliza papel, papel-cartão ou o kraft nas embalagens conseguimos demonstrar que o produto pode ter um viés artesanal, isso porque o insumo utilizado na embalagem é reciclável e ecológico e ajuda a reforçar a ideia de que o produto é fresco, feito na hora, ou ainda que foi feito com produtos naturais, por exemplo, fazendo jus a matéria-prima.

Imagem Pentawards

4. Apelo visual

As embalagens de papel são super resistentes, empilháveis e são capazes de se adaptarem a qualquer tipo de produto e a qualquer tipo de impressão. As embalagens de papel são adaptáveis e podem ser facilmente empilháveis. Na gôndola ganham um grande apelo visual já que se posicionam lado a lado de forma imponente. É o caso dessa marca de macarrão, uma simples mudança de material nas embalagens destacaram os produtos na gôndola do supermercado.


Sabemos que a disputa na gôndola é altamente acirrada e, de acordo com especialistas na área, na maioria das categorias de consumo de bens não duráveis, 50% da decisão de compra ainda acontece durante a compra³. Também existem muitos outros fatores que podem influenciar a escolha do produto (comunicação extra embalagem, comportamento da marca no mundo, influência do meio, etc.)

E então, quando o consumidor pegar o produto na mão e perceber que aquele produto foi criado e pensado com cuidado, a magia do design acontece.

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Fontes utilizadas nesse post:

  1. https://www.vigor.com.br/noticias/primeira-embalagem-de-papel-do-brasil
  2. https://embalagemmarca.com.br/2021/02/vigor-inova-com-iogurte-em-embalagem-de-papel/
  3. Nielsen Media Research >> https://www.nielsen.com/us/en/insights/