Você já se referiu a algum produto pelo nome da marca mesmo comprando de um concorrente? Por exemplo, Sucrilhos ao invés de cereal matinal? Ou quem sabe Band-aid no lugar de curativo adesivo? Ou ainda, um Miojo ao invés de macarrão instantâneo?
Outro grande exemplo é o Leite Moça, da Nestlé. O Leite Moça foi um dos primeiros a serem comercializados aqui no Brasil e em 2021 completou 100 anos. Por conta disso acabou virando sinônimo de leite condensado para muita gente.
Quando trocamos os nomes dos produtos pelo nome da marca chamamos isso de metonímia (figura de linguagem) e é mais frequente no nosso dia-a-dia do que você imagina.
Reuni 53 nomes de marcas que viraram sinônimo de produtos ou serviços e listei abaixo pra gente relembrar. Alguns são surpreendentes:
- Leite Moça (Leite condensado)
- Sucrilhos (Cereal matinal)
- Band-aid (Curativo adesivo)
- Leite ninho (Leite em pó)
- Chiclets (Goma de mascar)
- Gilete (Lâmina de barbear)
- Cotonetes (Hastes flexíveis)
- Durex (Fita adesiva)
- Bombril (Esponja de aço)
- Yakut (Leite fermentado)
- Maizena (Amido de milho)
- Chamex ou Chamequinho (Papel sulfite)
- Danone ou Danoninho (Iogurte)
- Nescau / Toddy (Achocolatado em pó)
- Nutella (Creme de avelã com chocolate)
- Teflon (Panelas com revestimento antiaderente)
- Rimmel (Máscara para cílios)
- BIC (Caneta esferográfica)
- Tupperware (Potes plásticos)
- Caldo Knorr (Caldo de galinha em cubos)
- Coca-Cola (Refrigerante de cola)
- Lambretta (Motoneta)
- Jacuzzi (Banheira de hidromassagem)
- Isopor (Poliestireno Expandido – EPS ou caixa térmica)
- Post-it (Pequeno pedaço de papel com uma tira de cola replicável no verso)
- George Forman (Grill e chapa para cozinhar)
- Miojo (Macarrão instantâneo)
- Kolynos (Creme dental, antigo Sorriso)
- Q-boa ou Candida (Água sanitária)
- Modess (Absorvente íntimo feminino)
- Sedex (Entrega de encomendas)
- OB (Absorvente íntimo feminino interno)
- Insufilmn (Filme de controle solar)
- Comfort (Amaciante de roupas)
- Ray-Ban (Óculos escuros)
- Nylon (fibra ou tecido que utiliza materiais sintéticos de poliamida)
- Catupiry (Requeijão cremoso)
- Pó Royal (Fermento químico em pó)
- Aspirina (Ácido acetilsalicílico sintético, da Bayer)
- Toddynho (Achocolatado pronto)
- Fanta (Refrigerante de laranja)
- Nescafé (Café solúvel)
- Havaianas (Chinelo)
- Mertiolate (Anti-séptico)
- Pinho sol (Desinfetante)
- Inox (Aço inoxidável)
- Veja (Limpador multiuso)
- Uber (Aplicativo de transporte)
- Jet-ski (Moto aquática)
- Super Bonder (Cola tudo)
- Xerox (Fotocópia)
- Zíper (Fecho éclair)
- Tetra Pak (Embalagens cartonadas)
Provavelmente existem muitos outros produtos que podemos nomear por meio de metonímias, além de saber que novas marcas podem surgir todo os dias.
É importante pensarmos que, por mais que façamos isso de forma natural nas situações mais corriqueiras, como uma ida ao supermercado, por exemplo – não é tão simples para a marca se posicionar desta forma. Por traz de cada marca e embalagem tiveram pesquisas, marketing e design que ajudaram a tornar esses produtos referências de cada setor.
Para isso é necessária uma boa comunicação, ter um produto de qualidade ou quem sabe, ser a pioneira no setor, para então cair na “boca do povo” e se destacar na gôndola do mercado.
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Fontes utilizadas nesse post:
- INPI > https://www.gov.br/inpi/pt-br
- https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/100-anos-do-leite-condensado-nestle-no-brasil-da-farmacia-para-a-casa-de-quase-todo-brasileiro/
- Pesquisa inicialmente realizada no instagram
