mundo das embalagens

Como entrar no mundo das embalagens

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “Você precisa de portfólio para trabalhar”. Mas sem trabalho você não consegue fazer portfólio, certo?

Pensando nisso, resolvi criar um post para ajudar designers que querem começar no mundo das embalagens mas tem dificuldade de entrar nesse mercado. Vamos lá?

1. Conheça os diferentes ramos existentes dentro do design de embalagem

Dentro do mundo das embalagens o designer possui diferentes possibilidades criativas. Temos o segmento da indústria de alimentos, de bebidas, cosméticos, indústria pet, eletrônicos, higiene pessoal, entre outras ramificações.

Conhecer cada uma dessas categorias é fundamental para que o designer escolha qual área mais lhe agrada.

É melhor ter um caminho para seguir e focar, uma vez que o mundo das embalagens têm caminhos e segmentos muito diferentes uns dos outros. O ramo alimentício, por exemplo, tem regras próprias que são bem diferentes do mundo cosmético, que por sua vez é bem diferente do mundo dos eletrônicos.

Seu posicionamento vale ouro. Escolha uma categoria para começar, se especialize nela e conseguirá os primeiros clientes com mais facilidade.

mundo das embalagens

2. Fique atento às mudanças que estão acontecendo no mercado

Estude o mercado de embalagens. Seja em livros, cursos ou em podcast como o RotuCast do Curso Rotulando. Nesses locais você consegue ter acesso ao mundo das embalagens e estar atento a tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Busque por tendências tanto de design mas também tendências de materiais de impressão, como novas texturas, cores e papel, e assim você vai conseguir se destacar na gôndola. Neste artigo (livros e conteúdos para todo designer de embalagem) você encontra diversos links de livros, conteúdos e revistas para quem ama esse universo.

E, em meio ao caos de estudos e pesquisas, não se esqueça da dose diária de inspiração. Vá ao mercado e comece a olhar o mundo com olhar de quem procura alguma coisa. No mundo digital, procure referências para aumentar sua bagagem visual e ir treinando sua criatividade. Nesse artigo (melhores sites de referências em embalagem) separei uma lista dos melhores sites para você buscar inspiração.

Tente sempre deixar na mente esses itens na hora de criar o design da embalagem do seu cliente. E lembre-se que um layout bonito é importante, mas ele também precisa resolver um problema e se comunicar bem.


3. Conheça as regras de cada setor

É fundamental que o designer tenha total conhecimento das regras exigidas pelos órgãos regulamentadores antes de criar qualquer projeto de embalagem. Saber qual é o tamanho mínimo de texto permitido pela Anvisa, como aplicar a tabela nutricional, qual o tamanho mínimo dos selos do MAPA, como gerar um código de barras, quais clains são permitidos usar em determinada situação e em determinado segmento, são alguns exemplos de regras. Cada segmento vai ter uma regra diferente e é importante que o profissional esteja atento a todas elas.

Vale ressaltar que a identificação dos dados obrigatórios passam por uma série de profissionais (marketing, p&d pesquisa e desenvolvimento, engenheiros da categoria) mas muitas vezes o cliente não possui uma equipe técnica responsável pela captura de tais informações. Neste caso o designer precisa entender o que está faltando para saber o que solicitar ao cliente.


4. Desenvolva um projeto autoral

Se você quiser entrar nesse mercado e não tiver nenhum projeto real para conquistar clientes, indico criar projetos autorais. No projeto autoral você consegue experimentar tudo o que você sabe fazer de melhor. Aqui o universo é o limite. É claro que é importante saber os limites de impressão, cores e acabamentos para não criar um projeto que não caiba no mundo real. Mas a hora de explorar ideias ousadas e criativas é agora.

Outro motivo de criar um projeto autoral também é para mudar de segmento dentro do mercado de embalagens. Lá no Rotulando nós criamos o projeto de sabonetes Mild Soap para mostrar para os alunos do Rotulando como a gente criaria um projeto do início à apresentação, com custo aproximadamente zero, e assim entrar em um segmento novo.

Na hora de montar o case no behance fizemos as fotos na sala de estar, sem nenhum cenário, apenas utilizando os utensílios que a gente já tinha disponível (uma manta, folhagens / plantas e a luz do sol). Ficou curioso para ver o resultado? Veja o case completo.

Sabendo de tudo isso, vá a fundo na pesquisa, estude os ramos de embalagem e escolha um caminho que dê brilho nos olhos. E lembre-se: o seu posicionamento vale ouro.

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Veja outros textos sobre embalagem aqui no blog.

Também recomendamos assistir a live do Curso Rotulando sobre esse tema. Para assistir, clique aqui.

Bons estudos.