hábito de escrever

Criatividade, o hábito de escrever e a defesa de projetos


Nesse artigo eu falo sobre criatividade, hábito de escrever e defesa de projetos. O que os 3 itens têm em comum? 🤔

Vem comigo.

👉👉 Criatividade e o hábito de escrever

Uma coisa que tenho percebido nos últimos tempos é que estamos perdendo nosso hábito de escrita. Antigamente eu escrevia cartas gigantes para minhas amigas, depoimentos incríveis na época do Orkut ou até mesmo poemas ou letras de música nos finais de semana.

Ao passo que percebi o quanto o hábito da escrita tem sumido, também percebi o quanto ela é importante para o ser humano desenvolver habilidades criativas.

Sabemos que a habilidade da escrita vem através da prática, mas só teremos vocabulário através da leitura. Está tudo interligado. Quando lemos estamos melhorando nosso vocabulário, nossa capacidade de argumentação e defesa. Aprendemos a pensar e gerar novas ideias, conexões e interpretações.

Escrever esses artigos quinzenais, por exemplo, têm me dado de presente a capacidade de poder me desafiar e encontrar novas associações, para sair do básico / trivial. 

A leitura e a escrita tem me ajudado a criar melhores defesas e, principalmente, pensar de forma mais ampla. Quem nunca escreveu uma defesa com palavras vagas e sem sentido que atire a primeira pedra (rs). Mas uma defesa profunda com argumentos complexos faz toda a diferença para o cliente e para a forma como ele vai nos enxergar. 

Para isso precisamos nos exercitar. E o exercício da escrita está totalmente ligada à criatividade, você sabia?

No livro Provocações Criativas – Questionamentos, inquietações e caminhos para uma vida pró-criativa de Diego Piovesan, uma das propostas trazidas é a de justamente estimular a mente através da escrita. Na verdade, estimular a mente como for, seja com desenho, pintura, canto e até com a escrita.

Segundo Diego, ao estimular diversas áreas diferentes do cérebro, nossa capacidade de gerar novas conexões e ideias aumenta de forma exponencial. Os estímulos de escrever diariamente, ou de reescrever um texto com palavras novas e diferentes, nos desafiando a sair da primeira opção que vem à cabeça, ampliará seu potencial criativo.

Escrever um parágrafo trocando palavras por outras nunca utilizadas, ou até mesmo se forçar e escrever um poema podem ajudar a forçar o cérebro a sair da zona de conforto e acostumar-se a pensar criativo.

E o que isso tudo tem a ver com a defesa de projetos? Tudo. 

Vem comigo que eu te explico.👇👇

👉👉Escrita e defesa de projetos para além do superficial

Nos últimos dias reservei minha agenda para avaliar os projetos candidatos à premiação ABRE de Embalagem Brasileira 2023. No total avaliei 82 projetos, de diversos profissionais e agências. 

Um projeto mais encantador do que o outro. Entretanto, muitas defesas com dificuldades para explicar o projeto de forma clara, simples e objetiva.

E por que temos dificuldade de explicar nossas criações? De defender nossas ideias e argumentar os pontos importantes de um projeto?

Para ajudar colegas e também para deixar um lembrete para mim mesma (afinal nunca estamos ilesos), trouxe nesse artigo algumas dicas que podem ajudar qualquer profissional, seja na hora da defesa ou argumentação sobre o que foi criado e produzido.

Quando formos defender nossos projetos podemos lembrar dos seguintes tópicos:

  • O formato é diferenciado? Se sim, por que?
  • Qual a funcionalidade do projeto?
  • Quais os desafios do projeto?
  • Existe algum diferencial tecnológico como impressão ou inovação nessa embalagem? (Se você não tiver certeza procure os demais parceiros que atuaram nesse projeto, como gráfica, cliente, fornecedores, etc)
  • Sustentabilidade 
  • Performance no varejo
  • Performance na cadeia de abastecimento

Além de defender o nosso projeto considerando o design e elementos visuais, como:

  • Qualidade visual
  • Diferenciais do design e elementos gráficos
  • Comunicação e experiência do consumidor com a embalagem
  • O que é único no seu projeto que nenhum outro tem?

Esse simples roteiro pode nos ajudar na hora de defender um projeto, seja para um cliente ou até mesmo para inscrever em premiações e / ou subir no portfólio.

Esses argumentos ajudam a sair do óbvio, dos argumentos comuns e muitas vezes superficiais. Quando defendemos bem nossos projetos, todos conseguirão entender a essência da criação e assim, comprar mais facilmente qualquer ideia.


Indicações de leitura:

📒 Livro – Provocações Criativas Questionamentos, inquietações e caminhos para uma vida pró-criativa de Diego Piovesan


Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.

Nos vemos no próximo artigo 👋

Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também co-administro o Curso de Design de Embalagem, Rotulando®, por onde ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.

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