No RD Summit 2023, na palestra de Dado Schneider, uma palestra que começou sem som e sem nenhuma fala nos 15 primeiros minutos – inovando e atraindo a atenção apenas com textos e música, estava repleta de dados importantes sobre a mudança intergeracional dentro de empresas e como as novas gerações se comportam no mercado em geral.
Eu, como Designer de Embalagem, automaticamente tento fazer conexões e insights voltadas para o meu cenário. Afinal, qual o impacto do comportamento das diferentes gerações no mundo das embalagens?
Tendências e análises do mercado e comportamento de compra do consumidor ajudam marcas a se conectar muito mais com suas personas.
Avaliando gerações
Pensando em facilitar o entendimento sobre as mudanças comportamentais de gerações, propus abaixo avaliarmos todas as gerações lado a lado, dessa forma conseguiremos perceber a diferença de consumo e a evolução do que as pessoas valorizam, como se conectam, e como funciona o marketing e a comunicação intergeracional.
Trouxe aqui alguns insights e comparações interessantes sobre as diferentes gerações, com base em algumas pesquisas e percepções próprias:


Ao avaliar a tabela acima fica mais fácil de perceber que pequenas mudanças foram sendo absorvidas aos poucos de forma natural. Outras, demoram mais para serem aceitas e entendidas pelas empresas.
De toda forma, ao criar um novo produto ou um novo rótulo, marcas precisam ter a persona bem definida para encontrar a melhor estratégia para seu produto.
O comportamento das gerações pode ser muito diferente dependendo do recorte que se é feito, e em muitos casos a consistência da marca vai influenciar na compra tanto quanto um rótulo bonito.
É preciso ter estratégia ligado à beleza. Comunicação aliada a transparência.
Acima de tudo, mais do que parecer, a marca precisa realmente ser o que ela diz ser.
Links, Fontes e Indicações de Leitura:
🌐 Especialista em mudança e colaboração intergeracional – https://www.instagram.com/dado_schneider/
🌐 Avançando a criatividade com inteligência artificial – https://runwayml.com/
📒 ‘True Gen’: Generation Z and its implications for companies – ‘True Gen’: Geração Z e suas implicações para as empresas – https://innovationinsider.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Generation-Z-and-its-implication-for-companies.pdf
🌐 3 dicas essenciais para criar anúncios feitos na medida para a Geração Z – https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/como-criar-geracao-z/
🌐 A era do consumidor ultrarracional: descubra novos caminhos e oportunidades para as agências – https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/agencia-consumidor-ultrarracional/
Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.
Nos vemos no próximo artigo 👋
Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.