A embalagem precisa se vender sozinha

A embalagem precisa se vender sozinha

Quando pensamos em embalagem, precisamos entender a importância de um projeto gráfico bem feito.

Uma pesquisa trazida no livro Inovação em Embalagem do autor Fábio Mestriner afirma que praticamente todos os produtos da gôndola precisam de embalagem e que 90% desses produtos não possuem apoio de marketing, ou seja, dependem exclusivamente da embalagem para vender. Durante a pandemia do COVID-19 (2020-2022) muitas empresas novas surgiram, fazendo esse percentual aumentar ainda mais.

Muitas marcas próprias não possuem capital para fazer grandes campanhas de marketing ou anúncios patrocinados em redes sociais. E mesmo que as redes sejam, se certa forma, gratuitas, precisariam de algum profissional capacitado para administrar suas contas e interagir com os consumidores.

Todas essas estratégias de alguma forma acabam sendo onerosas, principalmente para pequenas empresas.

A embalagem, por sua vez, é um anúncio gratuito sobre a sua marca. O custo de produção já existe – uma vez que é obrigatório o produto possuir um rótulo. Então porque não aproveitar o custo de impressão e já imprimir um rótulo de qualidade?

Neste case abaixo da Neugebauer podemos ver a importância que o redesign deu para a empresa. A embalagem se destaca nas prateleiras, aumentando o % de vendas significativamente. Isso porque agora as embalagens possuem um vínculo afetivo com o consumidor da marca, aumentando o valor agregado dos produtos da empresa.

A embalagem precisa se vender sozinha - psndesign

A história, contada através de quatro ilustrações, inicia com um avô apresentando o chocolate da Neugebauer ao seu neto e introduzindo a criança na tradição e experiência de consumir o produto, que está junto nos momentos mais simples e especiais. A narrativa segue até o momento em que o menino cresce e passa a tradição para sua neta, completando um ciclo e mantendo o legado da marca ao lado das pessoas.

O storytelling apresentado nesse case foi tão bem construído que aumentou o valor agregado do produto na gôndola, passando a ser visto também como produto presenteável – um feito inédito em sua categoria.

Mas como criar uma embalagem que realmente chame atenção na gôndola?

Nós, designers, podemos usar alguns artifícios para fazer a embalagem se destacar nas prateleiras do mercado:

  1. Mostrando appetite appeal (para alimentos);
  2. Tendo uma comunicação direta com o público-alvo;
  3. Inovar na categoria.

Mostrando appetite appeal (para alimentos)

Appetite appeal é a vontade de comer um alimento embalagem. Normalmente essa sensação de salivação acontece por conta de lembranças de uma experiência positiva anterior, despertando a vontade de comer e, consequentemente, o desejo de compra.

Tendo uma comunicação direta com o público-alvo

A comunicação precisa ser direta com o público-alvo do produto. Conhecer a essência da marca/produto e entender como será a interação do produto com o consumidor. Ele vai sentir que aquele produto é para ele?

Inovar na categoria

Inovar na categoria do seu produto é o terceiro artifício para destacar o seu produto na gôndola, mas infelizmente esta tem sido uma das falhas que os designers e clientes mais tem cometido nos últimos anos. É muito mais fácil seguir padrões, seguir uma linha visual comum e confortável do que ousar e sair da caixinha. Recomendo esse vídeo Curso Rotulando sobre código de categoria.

Dicas finais para um projeto de embalagem de sucesso:

  1. Pessoas no centro das ações;
  2. Design como agente de transformação;
  3. Storytelling eficaz;
  4. Acessibilidade;
  5. Sustentabilidade;
  6. Usar a embalagem como meio e mensagem.

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