A importância do personagem em uma embalagem
Quando vamos na gôndola de mercado muitas vezes somos bombardeados de informações visuais. Fica até difícil de ver e assimilar tantos produtos, não é?
Nesses casos podemos tentar seguir duas linhas bem distintas quando vamos criar um projeto de embalagem: ou tentar trabalhar um visual mais clean e limpo (para suavizar a nossa visão naquele mar de elementos), ou usamos de personalidade e cores marcantes para gritar ainda mais alto.
Em ambos os casos seu projeto poderá ter sucesso, basta saber qual é a melhor escolha para o seu público-alvo, considerando rotina de compra, concorrência, valores, onde o produto será vendido (mercado local ou mercado nacional), entre outros fatores.
O que fizemos para a Granellos foi escolher uma proposta ousada, que gritasse mais alto na gôndola. Granellos é uma empresa que produz granola artesanal aqui no Paraná, e depois que criamos o re-design completo das embalagens, a marca ganhou ainda mais notoriedade no mercado. E o melhor de tudo é saber que as vendas aumentaram depois do re-design. Não tem feedback melhor, tem?

O personagem interage com elementos e ingredientes na ilustração e dá movimento ao projeto que é repleta de história e sentimentos. A palavra “granola” em destaque pode ser vista a longas distâncias, chamando atenção de quem passar pela gôndola.
A criação foi feita para chamar atenção dos consumidores na gôndola e, melhor do que só chamar atenção, foi feita para ficar na memória de quem consome o produto. E é aí que entra a importância de um personagem. Um personagem facilita muito a memorização de um produto. Já tentou explicar para alguém como é aquele seu produto favorito sem dizer o nome da marca?
A gente usa os elementos visuais mais marcantes para descrever a embalagem e a memória visual de um produto na nossa cabeça é o que vai ajudar na re-compra lá na gôndola – fechando um ciclo muito importante para todas as marcas.
Além do destaque nas gôndolas, o projeto também passou a ganhar notoriedade nos meios digitais. Recentemente ganhou destaque em um grande portal de referência em design, o Designer Daily Report, além do selo de Embalagem na categoria Design Gráfico no Behance.


O resultado do projeto completo você consegue ver no link a seguir: https://psndesign.com.br/granola-artesanal/
STUDIO
PSNDesign
CRIAÇÃO / DIRECIONAMENTO CRIATIVO
Priscylla Nunes
FOTOGRAFIA
Jordy Ribeiro
ILUSTRADOR
Gabriel Diogo
Gostou desse artigo?
Veja outros textos sobre embalagem aqui no blog.