Comportamento de diferentes gerações no mundo das embalagens

No RD Summit 2023, na palestra de Dado Schneider, uma palestra que começou sem som e sem nenhuma fala nos 15 primeiros minutos – inovando e atraindo a atenção apenas com textos e música, estava repleta de dados importantes sobre a mudança intergeracional dentro de empresas e como as novas gerações se comportam no mercado em geral.

Eu, como Designer de Embalagem, automaticamente tento fazer conexões e insights voltadas para o meu cenário. Afinal, qual o impacto do comportamento das diferentes gerações no mundo das embalagens?

Tendências e análises do mercado e comportamento de compra do consumidor ajudam marcas a se conectar muito mais com suas personas.

Avaliando gerações

Pensando em facilitar o entendimento sobre as mudanças comportamentais de gerações, propus abaixo avaliarmos todas as gerações lado a lado, dessa forma conseguiremos perceber a diferença de consumo e a evolução do que as pessoas valorizam, como se conectam, e como funciona o marketing e a comunicação intergeracional.

Trouxe aqui alguns insights e comparações interessantes sobre as diferentes gerações, com base em algumas pesquisas e percepções próprias:

Comportamento de diferentes gerações no mundo das embalagens. palp.com.br
Comportamento de diferentes gerações no mundo das embalagens. palp.com.br

Ao avaliar a tabela acima fica mais fácil de perceber que pequenas mudanças foram sendo absorvidas aos poucos de forma natural. Outras, demoram mais para serem aceitas e entendidas pelas empresas.

De toda forma, ao criar um novo produto ou um novo rótulo, marcas precisam ter a persona bem definida para encontrar a melhor estratégia para seu produto.

O comportamento das gerações pode ser muito diferente dependendo do recorte que se é feito, e em muitos casos a consistência da marca vai influenciar na compra tanto quanto um rótulo bonito.

É preciso ter estratégia ligado à beleza. Comunicação aliada a transparência.

Acima de tudo, mais do que parecer, a marca precisa realmente ser o que ela diz ser.


Links, Fontes e Indicações de Leitura:

🌐 Especialista em mudança e colaboração intergeracional – https://www.instagram.com/dado_schneider/

🌐 Avançando a criatividade com inteligência artificial – https://runwayml.com/

📒 ‘True Gen’: Generation Z and its implications for companies – ‘True Gen’: Geração Z e suas implicações para as empresas – https://innovationinsider.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Generation-Z-and-its-implication-for-companies.pdf

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/como-criar-geracao-z/

🌐 3 dicas essenciais para criar anúncios feitos na medida para a Geração Z – https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/como-criar-geracao-z/

🌐 A era do consumidor ultrarracional: descubra novos caminhos e oportunidades para as agências – https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/agencia-consumidor-ultrarracional/


Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.

Nos vemos no próximo artigo 👋


Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. ‍ Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.

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