tipografia para embalagens

e-Book – Tipografias para rótulos de embalagens

Preparamos um material sobre tipografia para embalagens para ajudar designers na hora da escolha do estilo tipográfico nos projetos de gráficos.

Categorizamos os estilos mais utilizados em embalagens para você entender seus significados e possibilidades de interpretações. Até porque, todo e qualquer produto precisa conversar com o consumidor, e para que essa comunicação seja efetiva, é preciso harmonia entre todos os elementos de design, principalmente as tipografias, que literalmente irão comunicar todas as informações necessárias.

A tipografia é um dos itens responsáveis por transmitir toda e qualquer mensagem, seja em uma marca, em uma publicidade ou em um produto. Mas isso a gente já está cansado de saber, né? Tipografia, na nomenclatura correta, é o ato de arranjar ou escrever com tipos (peças que organizam as palavras). Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.

Tipografia para embalagens – Papel importante no posicionamento de uma marca

Se um produto deve ser percebido como clássico ou moderno, jovem ou maduro, premium ou acessível, ou feito à mão em vez de industrializado, a escolha da fonte correta deve contribuir para esse entendimento. Cada estilo tipográfico vai impactar diretamente nos sentimentos e no comportamento dos consumidores.

Uma fonte serifada “sozinha” costuma ser relacionada a seriedade e a algo tradicional. Mas quando aliada a outros elementos ela pode remeter a um produto sofisticado, moderno, ou até mesmo ousado, como a referência ao lado.

O mesmo acontece com uma fonte sans. Normalmente são fontes limpas que costumam ser utilizadas por produtos que querem demonstrar atitude e clareza. Mas dependendo do contexto e dos elementos de design, pode transmitir alegria.

tipografia para embalagens

Atenção às regras

Precisamos ter consciência de que a escolha da tipografia para embalagens também é essencial para o entendimento das informações obrigatórias, principalmente se forem informações que podem causar danos ao consumidor (informações de uso, recomendações de consumo, restrições etc). Para isso as tipografias precisam ser extremamente legíveis, como pede a Anvisa e outros órgãos regulamentadores.

No design de embalagens, ao escolher uma type, precisamos pensar em como o estilo tipográfico impacta os pensamentos dos consumidores, sentimentos e comportamento. Dentro dessa ótica, cada estilo de fonte atua para despertar percepções e emoções diferentes.

tipografia para embalagens

Classificamos as fontes basicamente em:

  • Fonte com Serifa
  • Fonte sem Serifa
  • Serifa Slab
  • Display e Decorativas
  • Escrito à mão
  • Script
  • Rústicas

No e-Book “Tipografia para embalagens” nós listamos todas as categorias e mostramos cases aplicados reais para cada estilo. Use esse material com sabedoria e claro, salve-o para consultar sempre que for começar um novo projeto.

Para ter acesso ao e-Book gratuito, acesse: https://bit.ly/ebook-types-rotulando

Gostou desse artigo?

Comente aqui embaixo e compartilhe com outros designers.

Veja outros textos sobre embalagem aqui no blog.

Bons estudos.