rótulo para embalagem

Não comece um rótulo de embalagem antes desses 3 itens

Hoje eu trouxe 3 itens super importantes que você precisa saber antes de começar qualquer projeto de embalagem. São 3 etapas importantíssimas antes de começar qualquer rótulo e pode te salvar de algumas possíveis enrascadas.

1º – Pré-briefing

O primeiro item importante é o pré-briefing. No pré-briefing você vai conseguir extrair todas as informações necessárias para o orçamento.

Antes de qualquer projeto de embalagem é fundamental que você tenha total consciência do que é projeto, qual o prazo, qual o orçamento do cliente para a produção das embalagens e qual problema o cliente espera resolver com o projeto, ou seja, você vai conhecer previamente sobre o cliente e sobre o projeto no pré-briefing.

No dia-a-dia, costumamos enviar as perguntas por e-mail e também marcar um call – na medida do possível, para continuar uma conversa e assim extrair informações que acabariam passando batido pelo cliente durante as respostas no formulário.

Se você preferir fazer por e-mail, faça por e-mail. Se preferir fazer por call, faz por call. O importante é anotar todas as informações do pré-briefing com muito cuidado.

E é importante usar o pré-briefing com bastante versatilidade porque às vezes precisamos saber 3 ou 4 itens específicos apenas e outras vezes precisamos saber muito mais, com perguntas mais aprofundadas.

Existem alguns apps de formulário online que podem ajudar muito a gente no dia-a-dia de pré-briefing e briefing, pesquisa de satisfação com o cliente, pesquisa de campo. O site que eu costumo utilizar é o forms.app. Ele tem uma versão gratuita que supre bem as necessidades iniciais. Também existem outros formulários online para você escolher conforme suas necessidades, como por exemplo:

  1. Forms.app
  2. Survey Monkey
  3. Type Form
  4. Formulários do Google
  5. Tripetto
  6. Jotform

2º – Orçamento

Depois do pré-briefing, o segundo item que não pode faltar antes do seu projeto é preparar uma proposta completa de orçamento. Parece obvio, mas volte e meia a gente escuta alguém dizer que fez algum serviço antes de cobrar porque tem intimidade com o cliente – e isso pode te trazer sérios problemas.

Quando você faz um orçamento bem feito, escrevendo tudo sobre o projeto você consegue mostrar profissionalismo ao cliente. E com as respostas do pré-briefing em mãos, você consegue personalizar esse orçamento e o cliente vai se sentir especial e único.

Outra dica importante é que recomendamos que o designer envie propostas mais completas possíveis e exclusivas, do que orçamentos genéricos, mesmo que isso demande mais tempo. O cliente vai se sentir especial e dar ainda mais valor para esse profissional.

É sempre importante que você tenha todas as tarefas por escrito, determinando o valor de cada uma delas. Também é importante precificar possíveis alterações e determinar o prazo do trabalho. Isso vai fazer com que se gere menos ansiedade por parte do cliente e consequentemente, menos ansiedade para você também.

3º – Contrato

E o 3º item que você precisa fazer antes de começar um projeto é o contrato! O contrato é fundamental para um projeto de embalagem. É lá que você vai garantir os direitos e deveres seus e do seu cliente.

É no contrato que você vai estabelecer prazos para manter o seu cronograma em dia. Quando você não trabalha com contrato, você pode acabar combinando um prazo de entrega com o cliente, mas antes de poder começar as criações você pode depender que o cliente te envie alguns arquivos e informações. Sem o contrato acordado você acaba tendo o cronograma todo atropelado, já que o cliente não tinha noção que o atraso no envio de informações atrapalharia seu processo criativo.

Outro item importante também é definir o prazo que você vai definir para possíveis alterações no rótulo. Se você deixar livre, o cliente pode acabar voltando depois de 1 ano ou 2 anos, sua pauta vai estar totalmente diferente e você pode acabar não conseguindo encaixar o projeto no seu cronograma. E isso é bem comum porque no mundo das embalagens pode demorar algumas semanas para o retorno do MAPA ou algum outro órgão regulamentador. Então é importante você deixar um prazo viável de 6 meses para que as alterações no rótulo finalizem e você consiga fechar o projeto de embalagem sem atropelar seu cronograma.


Depois desses 3 itens feitos (pré-briefing, orçamento e contrato), você pode começar efetivamente o processo de criação de uma embalagem, com briefing (ainda mais detalhado), montagem de moodboard, criação, e por aí vai.

Nesse vídeo eu explorei ainda mais sobre esses 3 itens:

Gostou desse conteúdo? Veja outros textos sobre embalagem aqui no blog.

Bons estudos.