O produto mudou, mas o rótulo da embalagem não!

Isso mesmo, o produto mudou, mas o rótulo não ❌ !

É o que aconteceu com uma marca grande de Biscoitos na mudança de Chocolate ao Leite para “Sabor” Chocolate ao Leite.

A mudança foi na substituição do chocolate tradicional, feito com manteiga de cacau, por uma cobertura fracionada, que contém gordura vegetal.

Essa troca é comum na indústria e geralmente acontece por razões de custo, escassez do ingrediente, etc. ⚠️ Mas o problema foi que o design da embalagem permaneceu exatamente o mesmo. Nenhum aviso chamativo, nenhuma mudança visual significativa que ajudasse o consumidor a perceber essa alteração no momento da compra.

O resultado? Confusão e frustração. E, claro, uma avalanche de comentários, diversas reclamações no Reclame Aqui e muitos de vídeos nas redes vizinhas.


Por que isso impacta o consumidor?

Quando estudamos um pouco sobre branding percebemos o quão difícil é para uma marca conquistar os seus consumidores e, talvez pelo medo de perdê-los, muitas vezes as equipes de planejamento tentam camuflar ao máximo qualquer mudança nos seus rótulos – e ver se tudo passa despercebido.

Não atoa a Anvisa tem uma regra para tais ações: o uso obrigatório da informação “Nova Receita”, “Nova composição” ou “Nova Fórmula” por pelo menos 90 dias nos rótulos dos produtos – não sendo permitidas variações textuais além dessas 3 alternativas.

Trecho da Resolução RDC nº 727/2022 da Anvisa: Art. 22. A declaração de que trata o art. 20 desta Resolução deve ser informada por um período mínimo de 90 (noventa) dias nos rótulos dos produtos, contados a partir da data de implementação da alteração de composição.

Mesmo assim a mudança tem gerado confusão na compra, quebra de expectativa e consequente quebra de confiança uma vez que a imagem ilustrativa do produto e toda a composição gráfica do rótulo continuaram exatamente iguais.

Em outras palavras, na concepção do consumidor houve uma baixa na qualidade do produto mas o valor se manteve o mesmo – e nenhum esforço da marca em se comunicar de forma transparente.


O que poderia ter sido feito?

  • ✅ Sinalização mais clara – A frase “Nova Receita” poderia ter sido usada por mais tempo e com mais destaque na embalagem.
  • ✅ Pequenas mudanças no layout – Ajustes no visual do rótulo ajudariam o consumidor a perceber a alteração antes da compra.
  • ✅ Pequeno desconto no valor do produto – Um pequeno desconto promocional poderia ter sido oferecido no início da transição. Isso daria ao consumidor a chance de testar a nova versão sem a sensação de estar pagando o mesmo preço por um produto que, na sua percepção, tem qualidade inferior.
  • ✅ Comunicação transparente – Uma campanha explicando os motivos da mudança poderia fortalecer a relação de confiança com o público.

No final das contas, mudanças em produtos acontecem, mas a forma como elas são comunicadas faz toda a diferença!

E você, já percebeu mudanças silenciosas em outros produtos?


Fontes:

🔗 https://in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-727-de-1-de-julho-de-2022-413249279 Resolução RDC nº 727/2022

🔗 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2020/RDC_421_2020_.pdf

🔗 https://www.reclameaqui.com.br/bauducco/choco-biscuit-bauduco-mudou-a-formula_dpP-LPF282BSaBjw/

🔗 https://www.reclameaqui.com.br/bauducco/mudanca-de-receita-sabor-acucar-puro_vzPijYzMJbY_TsQN/

A curadoria deste conteúdo foi feito pela querida amiga Rafaela Schmitz | Designer Coolhunter.


Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.

Nos vemos no próximo artigo 👋


Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.

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