pesquisa de campo

eBook – Pesquisa de campo para projetos de Embalagem

Você sabia que a maioria dos projetos reprovados ou com os erros mais graves em embalagens não tiveram pesquisa de campo?

Isso acontece porque muitos profissionais não saem do escritório para observar como o produto é exposto e como realmente as coisas vão funcionar na prática. Já imaginou criar uma embalagem totalmente às cegas e, quando entregar o projeto para o cliente, perceber que ficou igual a de um concorrente?

Lá na gôndola conseguimos observar oportunidades, novos materiais, novas formas, novas maneiras de expor o produto e encontrar os pontos fora da curva para inovar no design das embalagens.

Pesquise visualmente

Pesquise em todos os pontos de contato que o consumidor pode ter acesso ao produto. Além de deixar o projeto diferente dos concorrentes, a pesquisa de campo também vai ser importante para ajudar a descobrir as oportunidades que ainda não foram usadas e assim criar algo diferente do que já existe.

Você pode pesquisar de 3 formas:

  1. Em publicidade: Todos os materiais em que o produto aparece como protagonista também são fonte de inspiração para qualquer projeto de embalagem, e isso vale para posteres, materiais promocionais e publicidades em geral.
  2. Online: E-commerces, apps e redes sociais são lugares que você precisa pesquisar antes de começar qualquer projeto, afinal de contas, as embalagens também precisam estar na “palma da mão”. (Ba Dum Tss!)
  3. Direto na gôndola do supermercado: Pesquisar na gôndola é uma das melhores formas de pesquisar visualmente uma embalagem e encontrar saídas para novas tendências. É lá que você vai encontrar o produto no mundo real, lado a lado com a concorrência.

Busque por diferenciação

Conhecer a concorrência e o ponto de venda de cada produto, analisando a linguagem visual da categoria e compreender os pontos-chave do setor vai ser fundamental para criar uma embalagem diferenciada.

O estudo de campo deve ser realizado em todos os projetos de embalagem, sendo um dos pontos iniciais a identificação real dos concorrentes do seu cliente, buscando aqueles que atuam no mesmo ramo, que prestam o mesmo tipo de serviço, que oferecem o mesmo produto ou que se voltem para o mesmo público-alvo.

Após essa análise de concorrentes diretos e indiretos, siga para a montagem de um moodboard visual, analisando os pontos fracos e fortes de cada concorrente, e assim você vai conseguir identificar os pontos fora da curva que ainda não foram atingidos.

Pesquisa de campo para projetos de Embalagem | Packaging PSNDesign

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Use-o sempre que for começar um novo projeto. 😉