Você sabia que a maioria dos projetos reprovados ou com os erros mais graves em embalagens não tiveram pesquisa de campo?
Isso acontece porque muitos profissionais não saem do escritório para observar como o produto é exposto e como realmente as coisas vão funcionar na prática. Já imaginou criar uma embalagem totalmente às cegas e, quando entregar o projeto para o cliente, perceber que ficou igual a de um concorrente?
Lá na gôndola conseguimos observar oportunidades, novos materiais, novas formas, novas maneiras de expor o produto e encontrar os pontos fora da curva para inovar no design das embalagens.
Pesquise visualmente
Pesquise em todos os pontos de contato que o consumidor pode ter acesso ao produto. Além de deixar o projeto diferente dos concorrentes, a pesquisa de campo também vai ser importante para ajudar a descobrir as oportunidades que ainda não foram usadas e assim criar algo diferente do que já existe.
Você pode pesquisar de 3 formas:
- Em publicidade: Todos os materiais em que o produto aparece como protagonista também são fonte de inspiração para qualquer projeto de embalagem, e isso vale para posteres, materiais promocionais e publicidades em geral.
- Online: E-commerces, apps e redes sociais são lugares que você precisa pesquisar antes de começar qualquer projeto, afinal de contas, as embalagens também precisam estar na “palma da mão”. (Ba Dum Tss!)
- Direto na gôndola do supermercado: Pesquisar na gôndola é uma das melhores formas de pesquisar visualmente uma embalagem e encontrar saídas para novas tendências. É lá que você vai encontrar o produto no mundo real, lado a lado com a concorrência.
Busque por diferenciação
Conhecer a concorrência e o ponto de venda de cada produto, analisando a linguagem visual da categoria e compreender os pontos-chave do setor vai ser fundamental para criar uma embalagem diferenciada.
O estudo de campo deve ser realizado em todos os projetos de embalagem, sendo um dos pontos iniciais a identificação real dos concorrentes do seu cliente, buscando aqueles que atuam no mesmo ramo, que prestam o mesmo tipo de serviço, que oferecem o mesmo produto ou que se voltem para o mesmo público-alvo.
Após essa análise de concorrentes diretos e indiretos, siga para a montagem de um moodboard visual, analisando os pontos fracos e fortes de cada concorrente, e assim você vai conseguir identificar os pontos fora da curva que ainda não foram atingidos.

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Use-o sempre que for começar um novo projeto. 😉