Prêmios, insights e minha experiência como jurada no Prêmio Lusófonos da Criatividade

Início de mais um ano chegando e já começamos a fazer as primeiras projeções para 2024. Quais são as suas metas?

Para boa parte dos designers, uma das metas pode ser a busca por reconhecimento e premiações, já que isso pode fazer diferença no dia-a-dia do profissional. 

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para descrever algumas percepções gerais sobre as premiações no design que podem te ajudar numa futura inscrição.

Tenho a visão dos dois lados na moeda (participante e jurada):

  1. Jurada Prêmio ABRE de Design de Embalagem 2022;
  2. Jurada Prêmio Lusófonos da Criatividade (prêmio internacional sediado em Portugal) 2023;
  3. Premiada com Bronze no Prêmio BDA Brasil Design Awards 2023;
  4. Premiada com Prata e Bronze ABRE da Embalagem Brasileira 2022; e
  5. Premiada com Ouro DNA Paris 2022.
  1. Pontos que poderiam melhorar:

⚠️ Custos Associados à Participação
Algumas premiações exigem taxas significativas de participação, o que pode limitar a acessibilidade para designers ou empresas menores e reforçar a predominância de participantes de maior porte. Algumas premiações possuem taxas diferenciadas para estudantes, mas ainda não afetam a realidade de designers autônomos e agências pequenas. Não à toa, vemos grandes agências concorrendo com 10, às vezes 15 projetos em todas as categorias existentes – o que torna a concorrência um pouco difícil.

⚠️ Influência comercial e/ou de grandes marcas e agências
A presença de patrocinadores e a influência de interesses comerciais de projetos com grandes nomes e marcas podem afetar a imparcialidade das premiações, levando a escolhas que favorecem determinadas empresas. É importante avaliar o projeto e o real impacto dele na sociedade, deixando de lado a força do nome.

⚠️ Defesa de projetos poderia ser melhorada

Ainda como jurada, pude perceber que muitas defesas chegaram com dificuldades para explicar o projeto de forma clara, simples e objetiva. 

É interessante observar que a falta de texto de defesa ou argumentação nas inscrições de projetos é uma questão comum e pode ser influenciada por vários fatores na cultura do design. 

Muitos designers têm uma forte afinidade com a expressão visual e podem sentir que suas criações devem falar por si mesmas. No entanto, a inclusão de uma narrativa escrita pode ser crucial para fornecer contexto, esclarecimentos e insights que complementam e enriquecem a compreensão do trabalho pelo júri. 

Neste artigo aqui eu trago um roteiro que pode nos ajudar na hora de defender um projeto, seja para um cliente ou até mesmo para inscrever em premiações e / ou subir no portfólio. Leia o artigo aqui: https://psndesign.blog.br/criatividade-habito-de-escrever-defesa-de-projetos/

De modo geral, acredito que reforçar a importância da argumentação escrita e fornecer orientações claras sobre o que deve ser incluído na descrição podem ser estratégias para incentivar a apresentação mais completa e eficaz dos projetos. 

  1. Pontos positivos:

Mais representatividade / diversidade cultural

Sendo jurada internacional do prêmio Lusófonos pude perceber a genuína vontade de diversificar o corpo de jurados, para que profissionais de diferentes regiões do mundo pudessem avaliar juntos, com bagagens diferentes, culturas diferentes, diversificando notas e pontos de vista.

Há uma crescente conscientização na indústria sobre a importância da diversidade, inclusão e transparência nas premiações de design. Algumas iniciativas buscam ampliar a representação nos júris, reavaliar critérios de avaliação e promover uma abordagem mais holística e ética na seleção de projetos premiados.

Estética não é o único critério de avaliação
Fomos orientados diversas vezes para avaliar de forma concisa, não considerando apenas a estética, mas sim funcionalidade, acessibilidade, sustentabilidade, defesa e argumentação. Isso é um ponto favorável para que projetos realmente de impacto sejam premiados.


Escrevi este artigo hoje para fomentar o diálogo contínuo sobre as premiações – que, no meu ponto de vista é uma chancela importante para ganhar mais visibilidade e destaque profissional, mas que ainda precisa melhorar em alguns quesitos para garantir que as organizações reflitam verdadeiramente a diversidade do campo do design, buscando ser mais inclusivos e justos possível.


Links e Indicações de premiações:

🌐 Prêmio Lusófonos da Criatividade > https://www.premioslusofonos.com

🌐 Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2023 > https://www.premioabre.org.br

🌐 BDA – Prêmio Brasileiro de Design >@bdapremiobrasileirodedesign

🌐 DNA Paris Design Awards: The Award 2024 > https://dna.paris


Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.

Nos vemos no próximo artigo 👋


Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. ‍ Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.

Me siga nas outras redes:
InstagramTik TokBlog