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Qual tipografia usar em cada rótulo de embalagem?

A tipografia é um dos itens mais importantes para transmitir a mensagem que a empresa deseja passar com o seu produto. Mas isso a gente já está cansado de saber, né?

Resolvi trazer um conteúdo de types voltado para embalagens com um ângulo diferente do que costumamos ver. Não vou citar regras ou boas práticas, a ideia é mostrar os sentimentos que as embalagens transmitem através da escolha tipográfica.

É importante termos consciência de que a escolha da tipografia para embalagens é essencial para o entendimentos das informações, principalmente se forem informações que podem causar danos ao consumidor (informações obrigatórias, informações de uso, recomendações de consumo, restrições, etc) – para essas informações as tipografias precisam ser extremamente legíveis, como pede a Anvisa e outros órgãos regulamentadores. Mas, tirando esse detalhe, o designer pode e deve inovar sempre que puder.

A tipografia pode desempenhar um papel importante no posicionamento de uma marca. Se um produto deve ser percebido como clássico ou contemporâneo, funcional e honesto, ou feito à mão em vez de manufaturado, a seleção da fonte correta pode então contribuir para isso. Cada estilo tipográfico vai impactar diretamente nos sentimentos e no comportamento dos consumidores.

Eu poderia trazer aqui nesse artigo explicações sobre o que cada estilo tipográfico representa (fontes humanistas, modernas, old styles, scripts, sans serif, slab serif, serif, etc.) mas isso não representaria a realidade. Isso porque a tipografia nunca está sozinha numa embalagem, ela sempre está atrelada a outros elementos, cores, grafismos e a própria diagramação.

Uma fonte serifada “sozinha” costuma ser bem tradicional e geralmente associada a herança, tradição e seriedade. Mas quando aliada a outros elementos ela pode remeter a um produto premium e até mesmo ousadia.

O mesmo acontece com uma fonte sans. Normalmente são fontes limpas, modernas e digitais. Costumam ser utilizadas por marcas que querem demonstrar atitude e clareza. Mas dependendo do contexto pode transmitir alegria e diversão.

Vamos analisar alguns cases para ficar mais fácil de entender o que cada tipografia vai transmitir dependendo de como ela é aplicada.

Duas marcas, dois conceitos diferentes

As duas marcas de macarrão seguiram caminhos bem distintos para engajar seus consumidores (de acordo com cada briefing, pesquisa e público-alvo). E cada escolha tipográfica interferiu para que os caminhos fossem bem visíveis.

O exemplo da esquerda seguiu um caminho mais premium com fontes serifadas, mas conseguiu trazer ousadia ao aplicar a type de uma forma inovadora, incorporando o formato da massa na escrita. Por isso a embalagem ficou com um tom mais moderno do que o famoso “conservador” que uma tipografia serifada costuma carregar.

Já a embalagem de massas La Molisana utiliza um estilo “Neo-vintage” com uma tipografia requintada, papel natural e belas opções de cores. Combinada com a marca de macarrão (Script) passaram a transmitir um tom de marca muito tradicional.


Resignificando a sans serif

Nesse exemplo abaixo vemos duas propostas de embalagem utilizando fontes Sans Serif. Mas, mesmo usando o mesmo estilo tipográfico, as sensações de uma e outra são bem distintas.

Normalmente fontes sans são limpas. Costumam ser utilizadas por marcas que querem demonstrar que são atuais e modernas.

No case da Starbucks a fonte sans serif aplicada junto com os elementos natalinos deixaram a proposta com um tom alegre e divertido, bem festivo – que não são características originais desse estilo tipográfico, mas que no fim a junção dos elementos ajuda a remete tal ideia.

Já no outro exemplo, o Wild Olive Lab, a tipografia sans reforça o minimalismo, algo realmente leve e natural. Percebe como não temos como rotular nenhuma característica analisando unilateralmente a tipografia? Ela é a soma de todas as informações em uma embalagem.

Nesse outro exemplo do Google Original Chips, a fonte sans serif passa um ar de tecnologia por conta da forma como a embalagem foi diagramada, aliada a composição da faixa em preto. O layout super limpo ajuda a reforçar que é um produto inovador.


E como escolher qual tipografia usar?

A resposta é simples: a tipografia que o seu projeto precisar.

A escolha da tipografia vai ser determinada por fatores diversos de acordo com cada projeto, e podem variar em diferentes cenários:

  • De acordo com cada Briefing;
  • Público-alvo;
  • Tamanho da embalagem;
  • Extensão das informações;
  • Método de impressão;
  • Idioma.

Saber que uma embalagem precisará apresentar informações em diferentes idiomas (como ocorre com marcas globais) guiará a escolha de um designer para uma fonte que funcione em diferentes países, com acentos ou tipos que sejam mais universais. Saber que uma embalagem será impressa por um método de impressão relativamente rudimentar pode levar o designer a escolher uma fonte com características mais abertas e sem tantos detalhes (como as cursivas, por exemplo) – que acabariam não sendo tão bem impressos.

E ainda, avaliar a concorrência e descobrir um caminho que ainda não foi seguido por nenhuma marca, pode ser um fator de escolha – simplesmente para se destacar das demais. Alternativamente, criar uma nova fonte ou manipular alguma fonte já existente para que ela tenha características originais, pode criar um fator de diferenciação.


Outros detalhes que também te ajudam a escolher a tipografia ideal para o seu projeto são:

  1. Sempre que você for criar um projeto evite misturar tipos aleatoriamente.
  2. Evite usar tipos rebuscados ou cursivos nos textos informativos e legais porque pode prejudicar a leitura das informações obrigatórias.
  3. Fique atento a legibilidade e ao contraste da tipografia que está usando.
  4. Fontes cursivas geralmente precisam estar maiores do que você costuma aplicar em textos comuns. Quando pequenas, perdem leitura.
  5. Evite escolher fontes muito finas quando aplicadas em fundos escuros. A tinta costuma engolir a fonte e, por isso, é preferível uma fonte mais grossa.
  6. Use e abuse das diferentes fontes de uma mesma família. Versões em itálico e em negrito quebram a monotonia.

O importante é entender que, assim como as pessoas, as fontes também têm personalidades. Diferentes combinações de fontes – sejam elas quais forem – podem trazer diferentes percepções e sentimentos. Basta saber quais sensações você quer transmitir.

Sites de tipografias para escolher, baixar, comprar e se inspirar:

  1. Creative Market > creativemarket.com/fonts
  2. My Fonts > myfonts.com
  3. Adobe Fontes > fonts.adobe.com
  4. DaFont > dafont.com/pt
  5. Envato Elements > elements.envato.com/pt-br/fonts
  6. Font Bundles > fontbundles.net
  7. BeFonts > befonts.com
  8. Font Squirrel > www.fontsquirrel.com
  9. Fontesk > fontesk.com
  10. Pinspiry > Pinspiry.com
  11. You Work for Them > youworkforthem.com
  12. Kern Club > kernclub.com/shop
  13. Plau > www.plau.design
  14. Dalton Maag > www.daltonmaag.com
  15. Pangram > pangrampangram.com
  16. Fabio Haag > fabiohaagtype.com

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Bons estudos.

Fontes utilizados nesse artigo: