Neste post vamos falar sobre a cor violeta e analisar quais são as aplicações mais recomendadas para esta cor no mundo publicitário. Vamos lá?
A cor violeta é uma cor entre o roxo e o magenta. Lembre-se: violeta não é magenta nem púrpura. Essa dúvida por vezes percorre os meios de trabalho.

Designers usam essa cor para criar uma sensação de drama que pode ser perdida com uma cor roxa.
A tinta violeta é sensível à luz UV e geralmente é a primeira cor a desbotar para azul quando exposta à luz solar. Como uma cor intermediária, é importante monitorar o processo de impressão e confirmar se a cor correta está sendo impressa. Uma ligeira adição de ciano irá criar roxo.
As associações com a cor violeta mais comuns são: enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.

A violeta é, por vezes, considerada a cor da vaidade. Hoje a vaidade é pouca vista como pecado, portanto explorar a vaidade através da cor pode ser uma forma de atrair consumidores que se atraem por ideias de poder, luxo, e extravagância. É comum encontrar produtos e embalagens de produtos de beleza com essa cor principalmente para o público feminino. Qual mulher não quer se sentir bonita e poderosa?
Gama de cores


Significados culturais
As religiões orientais equiparam o violeta com o chakra da coroa, a conexão com um poder superior. Cleópatra usava violeta como a cor imperial oficial. Os japoneses usam essa cor para comunicar riqueza e poder. Já na cultura ocidental, o violeta é considerado uma cor feminina, referindo-se ao nome de uma menina.
No simbolismo cristão, a violeta é a cor da humildade. Entretanto a significação eclesiástica do violeta entra em contradição com o efeito do violeta profano.
Variações da cor Violeta e seus significados
O lavanda é uma mistura de azul com roxo que transmite calma, contemplação, silêncio e espiritualidade. Sua aplicação minimiza atividades elevadas e situações estressantes por meio da criação de espaços espirituais especiais. Indicado para dormitórios, espaços de meditação e não recomendados para escritórios ou áreas de trabalho, pois o lavanda tem propriedades que acalmam, não que energizam.
Violeta representa criatividade e, em tons mais claros, também simboliza a calma.
As cores violeta e lilás trazem paz de espírito, sossego e tranquilidade. Em tons mais rosados incentivam o romance e em tons mais azulados estimulam a espiritualidade. As tonalidades são indicadas para ambientes que demandam purificação de energias, como espaços de saúde e dormitórios, transformando as negativas em positivas e acalmando a mente e o coração. Seu uso é moderado para que não provoque ansiedade e depressão.
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Fontes utilizadas para este artigo:
- Impact of color on marketing – Satyendra Singh – https://www.researchgate.net/publication/235320162_Impact_of_color_on_marketing
- A Psicologia Das Cores – Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão – Eva Heller
- Psicodinâmica das cores em comunicação – 5° ed. São Paulo – Modesto Farina
- A cor como informação – Luciano Guimarães
- As cores na Mídia – Luciano Guimarães
- The Psychology of Color in Marketing and Branding – Gregory Ciotti – https://www.helpscout.net/blog/psychology-of-color/
Até a próxima,
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