Vendas de embalagens impulsionadas pela curiosidade

Interação, experiência e o sucesso de novos produtos

Não é de hoje que a curiosidade é um artifício muito forte para atrair a atenção dos consumidores e isso é utilizado em diversos segmentos – no ramo das embalagens não é diferente. Essa modalidade tem determinado o sucesso de pequenas marcas e marcas próprias em diversas gôndolas de mercado.

Afinal, quem nunca comprou um produto apenas por conta da embalagem? 

Essa pergunta tem uma resposta. 

Um artigo publicado pela UniSales de Vitória – Espírito Santo em 2022 (A Influência das Embalagens na Decisão de Compra) apontou que pelo menos 76% dos consumidores entrevistados na pesquisa já compraram produtos apenas pela embalagem. 

Com base nisso, vamos à análise do case de hoje.

Pop Up Grocer

Não teria como falar de vendas de embalagens impulsionadas pela curiosidade sem trazer o case de sucesso da loja Pop Up Grocer. 

A Pop Up Grocer é uma espécie de mercado em Nova Iorque que usa como um dos critérios o design dos rótulos para que os produtos entrem no acervo da loja. Ou seja, é uma loja que valoriza produtos cujos rótulos geram curiosidade, impulsionando assim as vendas. 

Segundo Emily Schildt, fundadora da Grocer, a embalagem precisa ser inovadora e chamativa o suficiente para se vender sozinha – além do produto em si também ter diferenciais competitivos importantes.

A SEO da Pop Up está certa ao trazer tanta relevância para este critério porque, de acordo com Regina Blessa, autora do livro Merchandising no Ponto-de-venda, o consumidor é impulsionado a realizar uma compra como reação ao fascínio e à atração gerada por uma embalagem – atingindo a sensibilidade humana, a parte motivacional inconsciente. 

Em outras palavras, a embalagem mostra ao consumidor se o produto é de baixa ou de alta qualidade, avaliando se é o tipo de produto que ele deseja ou não consumir. E é por isso que a Pop Up Grocer virou um estudo de caso tão importante. 

A loja acaba sendo um destino de compras com foco na experiência, voltado para produtos de consumo embalados exclusivos e emergentes. Mais do que um local para comprar alimentos, a loja é um espaço instagramável, vibrante e em constante transformação, oferecendo uma experiência sensorial única aos seus clientes. 

O mais interessante é que a cada 3 a 4 meses a loja física se transforma completamente, mergulhando em um novo tema e estética, se mantendo sempre nova e atualizada.

Marcas e embalagens criativas chamam atenção dos consumidores e isso não é de hoje. Um simples exemplo de produto de sucesso para trazer aqui é este case da marca de água Liquid Death, que instiga a curiosidade não apenas pelo rótulo mas também pelo nome criativo.

A inspiração, segundo o fundador da marca, veio do desejo de pensar no nome mais “idi0ta possível” para chamar atenção. 

Parte do crescimento da marca se deve ao sucesso do nome engraçado e do design das latas que fogem às regras. (É claro que uma marca só irá sobreviver a longo prazo se o produto for proporcionalmente interessante, além do próprio marketing e toda construção de branding da empresa – mas isso é papo para outro artigo).

Além do mundo físico – o mundo digital

Voltando para a análise do case da Pop Up Grocer – que já tem lojas espalhadas por Nova York, Los Angeles, Austin e Chicago, a rede também separou um grande investimento para o e-commerce da loja. Para além do mundo físico, a experiência no mundo digital tem foco na descoberta e novidades, instigando o consumidor a conhecer novas marcas e produtos.

Segundo a NRF 2024, uma das maiores conferências sobre Retail do mundo, a loja do futuro precisa combinar experiências físicas e digitais para conquistar o consumidor. A “loja do futuro”, conceito trazido pela conferência, representa uma nova era no varejo, onde as experiências físicas e digitais se fundem perfeitamente. 

Como tem sido uma área de grande crescimento, investir em tecnologias avançadas voltadas para os clientes, melhoram, não só a experiência de compra, mas também agilizam as operações de back-end, criando um ambiente de varejo mais eficiente e envolvente – muito importante para as experiências positivas dos consumidores.

Segundo Patricia Cotti, Diretora de Business Modeling DRIVEN.CX – que participou do evento NFR 2024, a Pop Up Grocer não só bateu a marca de 1 milhão de visitantes desde a abertura da loja física como também registrou um aumento de 20% nas vendas online em 2023, sendo destaque em diversos veículos de comunicação, como The New York Times, Vogue, Forbes e CNN.

Por que fez tanto sucesso?

Quando tratamos o consumidor como o centro das ações de marketing conseguimos enxergar o verdadeiro desejo humano – afinal de contas, a embalagem também desperta emoções nas pessoas.

Um design criativo e impactante pode gerar sentimentos positivos, despertar a curiosidade e criar uma conexão emocional com o consumidor. Essa atração emocional pode ser um fator decisivo na escolha do consumidor entre diversos produtos similares. 

Em uma conversa que tive com Thiago Cardoso no RotuCast 61 – UX com olhar para embalagens, falamos justamente sobre o nível de exigência do consumidor e a busca constante de informações que auxiliam nas decisões de compra mas, principalmente, sobre a necessidade de enxergar o consumidor como um ser humano completo, com necessidades, sentimentos e desejos, que espera se satisfazer com os produtos escolhidos no momento da compra. 

O consumidor quer se inserir no contexto, sentir-se parte de um grupo, adotar um estilo de vida. A identificação pessoal com o produto pode remeter a essa sensação de “fazer parte do grupo”, conforme trazido no artigo Brasil Pack Trends 2020 da ITAL (Instituto de tecnologia de alimentos).

Produtos com histórias, design e nomes que chamem atenção aumentam a receita das empresas – e tudo isso através da curiosidade. Seja com um design autêntico, engraçado, clean ou até mesmo debochado, como é o caso da Liquid Death, o público é atraído pelo diferente.

Dar essa identidade à embalagem é uma forma de conquistar a curiosidade do consumidor e promover assim, uma experiência sensorial e inspiradora com foco em descoberta e novidade.


Indicações de leitura:

📣 Podcast RotuCast 61 – UX com olhar para embalagens

📖 LivroMerchandising No Ponto de venda – Regina Blessa

🛒 Pop Up Grocer torna as compras de supermercado divertidas com produtos novos e exclusivos. Experiências de encontrar novos produtos torna loja atrativa para consumidores.

👥 NRF Conference & Expo: https://nrfbigshow.nrf.com

▶️ Vídeo André Lona e a análise completa sobre o Liquid Death

📜 Artigo – UniSales – A Influência das Embalagens na Decisão de Compra

Notícias interessantes:

▶️ Comemorando 50 anos do Código de Barras com um vídeo super inspirador

📜 Código de Barra com tecnologia combinada. QR e UPC fornecem ao cliente informação de dados da cadeia de fornecimento, instruções de cuidados e narrativa da marca em constante evolução, ao mesmo tempo que facilita o check-out móvel.

📜 Segundo pesquisa, na Europa, 41% da população troca de marca devido ao tipo de embalagem utilizado nos produtos.

Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje.

Nos vemos no próximo artigo 👋

Aqui é a Priscylla, Designer apaixonada por marcas e embalagens. Sou graduada pela UTFPR – Universidade Federal Tecnológica do Paraná e especialista em Desenvolvimento de Embalagem através do MBA da FACAMP. ‍ Enquanto dirijo o meu próprio estúdio de design, também ensino e palestro sobre embalagem diariamente. Além disso, sou co-autora do livro Rotubook, um guia de design de embalagem que está nas livrarias de todo o Brasil.

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